Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/portal/public_html/capa/Includes/Classes/oConn.class.php on line 144
Notícias | Retrospectiva 2010: ano fica marcado por forte incremento na segurança de Taquara
VOCÊ TAMBÉM PODE TER FIBRA. CONTRATE: 51 3541.9100

Notícias Regionais
Paranhana On-line
08/05/2021 - Dia do Artista Plástico [ + ]

Retrospectiva 2010: ano fica marcado por forte incremento na segurança de Taquara

29/12/2010 - 15:00

Nesta quarta e quinta-feira, a série de reportagens que faz a Retrospectiva de 2010 recorda os fatos marcantes da editoria de polícia, com fatos na área de segurança pública e trânsito. Na primeira matéria, relembre as melhorias no setor e os fatos policiais.

> Brigada Militar de Taquara ganha 37 novos policiais
O presente de aniversário de Taquara: 37 novos policiais militares para o policiamento ostensivo. Este foi, sem dúvida, o fato do ano na área de segurança pública. A formatura dos novos policiais ocorreu no dia 17 de abril, justamente na data de aniversário de 124 anos de Taquara. Resultado de um esforço de anos, que envolveu várias instituições, os novos policiais se integraram ao efetivo da BM taquarense, representando significativa melhoria nos serviços a serem prestados pela corporação.

Paraninfo da turma, o vereador Cláudio Rocha agradeceu aos formandos pela escolha pela Brigada e por Taquara. Rocha salientou o desafio assumido perante os novos policiais militares de Taquara perante não só a comunidade taquarense, mas também com todo o povo gaúcho, salientando e relembrando a história da Brigada Militar. O vereador lembrou ainda o engajamento da comunidade para que o curso saísse do papel, em um trabalho que envolveu diversas instituições, entre elas a Câmara, Consepro, Faccat e Prefeitura, além de empresas como a Citral. "Isso demonstra que nunca haverá sucesso se não houver integração e visão sistêmica", ponderou. Rocha pediu ainda que o governo estadual repita a iniciativa de incluir novos soldados na Brigada Militar e disse que Taquara estará à disposição para repetir o curso.

O comandante-geral da BM, coronel João Carlos Trindade, disse se sentir muito feliz em 32 anos de Brigada Militar por estar no comando da corporação neste momento considerado histórico, com a entrada de 3,5 mil novos PMs no Estado. Ele disse que, por trás de tudo isso, há muito preparo da corporação. O coronel disse que acabou a história de problemas vivida pela Brigada, com a falta de armas, viaturas e de soldados, devido ao trabalho do governo estadual. Segundo o comandante, nos últimos anos foram adquiridas duas mil novas viaturas e 21 mil armas novas. "É natural que não consigamos resolver todos os problemas, o que frustra a gente, mas no Rio Grande do Sul não se faz quase nada sem a Brigada Militar. E isso mostra para os formandos a importância da nossa corporação", destacou, lembrando que, só em 2009, a BM fez mais de 60 milhões de ocorrências no Estado.

> Reforço também na Polícia Civil: quatro novos delegados e mais agentes
A Polícia Civil de Taquara também teve reforço e inédito: nove novos agentes e quatro novos delegados. Na solenidade de posse dos novos delegados, o titular da delegacia regional, Flávio Martins, disse que jamais viu em sua história de Polícia Civil um município ser contemplado com quatro delegados. A melhoria veio para implementar a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), conhecido como o plantão da DP. Apesar de já existir, a DPPA tinha inúmeros problemas em seu funcionamento. Com os novos delegados, estes problemas foram sanados.

Os novos delegados são: Rafael Soares Pereira, 25 anos, natural de Porto Alegre; Clarissa de Oliveira Lopres, 32 anos, natural de Livramento; Ivanir Luiz Moschen Caliari, 31 anos, natural de Porto Alegre; e Luiz Antonio Reis Firmino, 37 anos, natural de São Paulo. Para o delegado titular Luiz Carlos Abreu, a mudança significou um grande avanço no atendimento do plantão da DP, além de uma melhoria nas investigações, pois as equipes volantes, coordenadas pelos delegados, comparecem imediatamente nos locais de crime, iniciando o trabalho de apuração.

As equipes volantes têm base em Taquara, mas atuação regional. Nos crimes de maior repercussão de municípios como Nova Hartz, Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula, as equipes de Taquara deverão ser deslocadas. Também vão presidir os flagrantes em Igrejinha e Parobé, que não contam com equipes volantes. Além disso, serão responsáveis pela condução dos presos até as penitenciárias de Taquara e Montenegro e o presídio feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre. "Como a delegacia conta com um plantonista, não seria possível deslocar este profissional para este tipo de viagem", comenta o delegado Abreu.

> Ataques de explosivos no começo do ano
Dois ataques de uma quadrilha de explosivos assustaram Igrejinha no começo do ano. No dia 10 de fevereiro, um supermercado localizado na região central de Igrejinha sofreu uma tentativa de assalto. O foco do assalto seriam dois caixas eletrônicos instalados dentro do supermercado. A suspeita da PM é de que os criminosos tenham utilizado uma quantidade exagerada de explosivos na tentativa de arrombar os equipamentos, causando um dano muito maior do que o previsto. Um automóvel Stilo branco foi localizado em seguida a cinco quadras do crime, possivelmente utilizado pelo grupo durante a fuga. Dentro do veículo foi localizado um extintor de incêndio.

No dia 8 de março, uma quadrilha armada invadiu a loja de conveniência de um posto de gasolina na ERS-115, em Igrejinha. Segundo a Brigada Militar, os bandidos, que seriam quatro homens, explodiram o confre do estabelecimento. Eles chegaram ao local por volta de 0h20min e renderam o segurança do posto. Encapuzados e portando armas longas, eles teriam quebrado a porta de vidro da loja a tiros. Os bandidos fugiram em direção a Taquara em um veículo sedan prata.

> Ex-vereador é assassinado em Parobé
Um dos homicídios de maior repercussão em 2010 foi certamente o do ex-vereador parobeense Elemar Miguel Schaefer, o Nego Schefa, 42 anos. Ele foi encontrado morto no dia 31 de março, dentro de seu carro, na localidade de Santa Cristina do Pinhal. Segundo a BM, ele foi atingido por disparos de arma de fogo. A Polícia Civil abriu inquérito sobre o caso. Uma perícia confirmou que Schaefer levou seis tiros, três na cabeça, dois no braco direito e um no peito.

Uma testemunha teria ouvido os disparos e, de longe, avistou um homem de camisa amarela correndo do Tempra em que Nego Schefa estava. O homem correu em direção ao mato. A Polícia também apurou que, pela forma como os disparos foram feitos, à queima roupa, o assassino também estava no lado direito da vítima, no banco. A suspeita da Polícia é de que o ex-vereador tenha sido assassinado por vingança. A arma utilizada foi um revólver calibre 38. A Polícia teve dificuldades na investigação, pela demora do Judiciário em autorizar a quebra do sigilo bancário de Nego Schefa.

> Quadrilha de tráfico de armas tinha ramificação em Taquara
Uma quadrilha de tráfico de armas presa na Operação Fire da Polícia Civil tinha uma forte ramificação no Vale do Paranhana. Titular da delegacia de roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o delegado Juliano Ferreira antecipou com exclusividade ao Paranhana On-line que todo o armamento pesado da quadrilha foi apreendido em Taquara. No município, também foi preso um dos líderes do bando, Ricardo Dirceu Hartz. Todo o processo da Operação Fire transcorre em Taquara, na 2ª Vara. "O pessoal da ramificação de Taquara, Parobé e Igrejinha possui vinculação com a quadrilha e com o tráfico de drogas e armas na região", explica o delegado. Segundo ele, também há o envolvimento dos suspeitos em assaltos ocorridos nos municípios do Paranhana e Vale dos Sinos.

O delegado Juliano Ferreira ressaltou que os líderes da quadrilha não são de Taquara. Apesar disso, segundo o delegado, das duas pessoas presas em Igrejinha, está um dos líderes do bando. Também foram presas duas pessoas em Parobé. O delegado descartou envolvimento dos bandidos com os roubos a carro forte e agências bancárias de Igrejinha, como inicialmente havia sido cogitado. Segundo Ferreira, que comandou a investigação, foram sete meses de trabalho, baseado em várias escutas telefônicas. Ao todo, foram presas 32 pessoas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, duas no Paraná, uma em São Paulo e três no Rio de Janeiro. Um dos presos em Taquara é motorista da Prefeitura. Ele é acusado de participação no arrombamento do caixa eletrônico do Banco Santander, que funcionava dentro da Secretaria Municipal de Saúde de Taquara. O caso ocorreu no começo do ano.

> Caso Roseli: acusado é condenado a 21 anos de prisão
Em 2009, um crime marcou Taquara. Foi o caso Roseli, em que uma industriária foi morta e enterrada dentro de uma fossa séptica da sua residência, no bairro Santa Teresinha. Neste ano, houve o julgamento do acusado, Felipe Wanner de Andrade. A ida a júri popular do caso foi antecipada com exclusividade pelo Paranhana On-line, que também antecipou a data do júri. O julgamento ocorreu no dia 15 de outubro e durou mais de seis horas, período até considerado curto pela Justiça.

Segundo o juiz Juliano Fonseca, que presidiu o júri, a pena foi calculada levando em conta os dois crimes atribuídos ao réu. Ele foi condenado no júri popular a 21 anos e seis meses de prisão em regime fechado. Felipe já está preso desde a denúncia do Ministério Público. Pela morte de Roseli, Felipe foi condenado a 19 anos de reclusão em regime fechado. Já pela ocultação de cadáver, o réu foi condenado a 2 anos e seis meses de prisão. Segundo o magistrado, os jurados também condenaram Felipe Andrade pelas três qualificadoras do crime, que são motivo fútil, asfixia e utilização de recurso que dificultou a defesa do réu. Conforme o juiz, a defesa do acusado tentou invocar negativa de autoria, enquanto o Ministério Público insistiu que foi o réu que matou Roseli. "Chegou-se a levantar a possibilidade de outras pessoas terem ajudado o réu, mas não se tem provas mais seguras neste sentido", comentou.

Acusado presta depoimento no dia do júri. Foto: Vinicius Linden/TCA

PARANHANA ON-LINE

Compartilhe esta notícia

Compartilhar



Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/portal/public_html/capa/Includes/Classes/oConn.class.php on line 144
Últimas Notícias
Página 1 de 7173

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/portal/public_html/capa/Includes/Classes/oConn.class.php on line 144
Comentários
> Os comentários aqui apresentados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
“A TCA entrega os serviços de comunicação com a qualidade e confiança que a Piccadilly Company precisa para o seu negócio.”
Felipe Matte
Gestor de TI da Piccadilly
“Na TCA encontramos a segurança e a velocidade necessária para o andamento da nossa empresa, a busca constante pela perfeição é um diferencial muito atrativo.”
Fabricio Comassetto
Diretor da FH Comassetto
“Identificamos na TCA uma empresa comprometida com resultado e excelência naquilo que faz.”
Ivair Kautzmann
Gerente de TI da Via Marte
© 1988 - 2016 TCA Informática. Todos os direitos reservados.
Taquara - RS: Rua Ernesto Alves, 2797 - Jardim do Prado
+55 51 35419100 - Suporte: (51) 3541.9191 - Plantão: (51) 8422.5900
Seu IP: 3.92.96.236