VOCÊ TAMBÉM PODE TER FIBRA. CONTRATE: 51 3541.9100

Notícias Regionais
Paranhana On-line
23/09/2019 - Início da primavera

Tarso Genro comenta planos de desenvolvimento para a região

27/12/2010 - 06:00

Faltando pouco mais de quatro dias para assumir o Palácio Piratini e o comando do Poder Executivo gaúcho, o governador eleito Tarso Genro (PT) concedeu a sua primeira entrevista para um veículo de comunicação do Vale do Paranhana. Por e-mail, Tarso Genro respondeu ao Paranhana On-line questões sobre o desenvolvimento da região, como seus projetos de desenvolvimento econômico para o Estado. Na entrevista concedida ao portal, Tarso também comentou necessidades para o setor de saúde, a polêmica dos pedágios e a relação política com o prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler. Na campanha, Délcio apoiou Tarso, no lugar do apoio ao seu partido, que estava coligado com a chapa de José Fogaça (PMDB). Para Tarso, o apoio do prefeito Délcio foi fundamental. Tarso toma posse como governador no próximo sábado, dia 1º de janeiro.

> Veja a primeira parte da entrevista:
Paranhana On-line -  O Vale do Paranhana está atualmente nas últimas posições do Idese no Estado, principalmente por questões relacionadas a saneamento e economia. Na área econômica, o principal motivo do baixo crescimento é a concentração na área do calçado. O seu governo terá uma política especial para atender a diversificação econômica das regiões? Como se dará esta política?

Tarso Genro -
Um dos pressupostos do desenvolvimento é a inclusão de regiões, setores produtivos e pessoas na dinâmica econômica, com participação ativa nas cadeias produtivas locais e regionais. Neste sentido é necessário garantir, a partir do Estado e do incremento dos programas federais, uma política de apoio, indução e crédito para os setores produtivos e geradores de emprego e renda do nosso Estado. Incentivando e apoiando ao mesmo tempo os setores históricos da nossa economia, como o caso da indústria do calçado no Vale do Paranhana, mas também segmentos que ainda não tem representatividade em determinados municípios. Na semana passada a Assembleia Legislativa aprovou o nosso projeto de reforma administrativa. Entre os itens aprovados está a criação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento. A AGDI terá como objetivo promover a execução das ações de desenvolvimento regional e microrregional e políticas de atração de grandes investimentos de fora do Estado e do país, que venham se integrar, valorizando e desenvolvendo, a base produtiva já existente no Estado. E em 2011 vamos criar um novo Fundopem que será um instrumento de combate às desigualdades regionais e complementação das cadeias produtivas, com tratamento isonômico na concessão dos incentivos, promovendo um desenvolvimento equilibrado, ampliado para as pequenas e médias empresas, sem prejuízo das políticas e dos incentivos já concedidos.

Paranhana - E na questão do saneamento, quais são as idéias do governo?

Tarso -
O saneamento é um indicador de uma sociedade desenvolvida e pode ser avaliado pelo acesso à água potável de qualidade, rede de esgoto tratado, coleta e destino adequado de resíduos sólidos, e drenagem nos casos necessários. Ações desta natureza ficaram por muito tempo à margem dos investimentos públicos, avançando em algumas regiões mais desenvolvidas e estagnando em outras. É preciso investimentos para garantir estes serviços à população, isso se traduz na melhoria do IDH, em saúde pública, qualidade de vida e cidadania. No RS o governo estadual investiu muito pouco em saneamento. Os investimentos realizados foram, na sua maioria, oriundos do governo federal. O governo do presidente Lula definiu o saneamento como uma das prioridades do PAC, e destinou R$ 40 bilhões, sendo R$ 10 bilhões por ano, através do Ministério das Cidades, Funasa e Caixa Econômica Federal. A CORSAN foi beneficiada com quase um bilhão de reais do Governo Federal para os seus programas de saneamento. Na nossa visão, além da prevenção de doenças e promoção da saúde, estes investimentos também contribuem para alavancar a economia, estimulando o crescimento de diversas regiões, com consequente geração de emprego e renda. Portanto, o saneamento é uma prioridade do nosso programa, para o qual devemos garantir investimentos do Estado e buscar parcerias com o Governo Federal e municípios, com transparência e participação no acesso e na gestão dos recursos.

Paranhana -  A saúde é atualmente uma das principais demandas da população. Aqui no Vale do Paranhana, não possuímos um hospital regional funcionando atualmente, apesar de algumas definições. Qual a ideia do governo em relação a área da saúde e hospitais regionais?

Tarso - Em primeiro lugar é preciso retomar os investimentos em Saúde. O Estado não repassa os 12% previstos na Constituição. Vamos aumentar os investimentos de forma processual. Assim poderemos chegar a nossa meta de construir quatro novos hospitais regionais para realizarem serviços de saúde de média e alta complexidade, com especialidades como traumatologia e cirurgias em geral. Além disso, vamos concluir e construir 50 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) para agilizar e qualificar o atendimento de urgência e emergência, desafogando as emergências de Porto Alegre e outras grandes cidades. Também vamos ajudar os municípios no trabalho de prevenção, levando para todas as cidades os Postos de Saúde da Família (PSFs).

Paranhana - Em Taquara, o governo do Estado apoiou a construção de uma UTI Regional que nunca chegou a funcionar. Qual será a posição do governo em relação a este problema?

Tarso - Temos que analisar o que ocorreu e encontrar uma solução rápida para o problema.

Divulgação/Caco Argemi

Tarso assume governo gaúcho no próximo sábado.
PARANHANA ON-LINE

Compartilhe esta notícia

Compartilhar


Últimas Notícias
Página 1 de 7173
Comentários
> Os comentários aqui apresentados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
“A TCA entrega os serviços de comunicação com a qualidade e confiança que a Piccadilly Company precisa para o seu negócio.”
Felipe Matte
Gestor de TI da Piccadilly
“Na TCA encontramos a segurança e a velocidade necessária para o andamento da nossa empresa, a busca constante pela perfeição é um diferencial muito atrativo.”
Fabricio Comassetto
Diretor da FH Comassetto
“Identificamos na TCA uma empresa comprometida com resultado e excelência naquilo que faz.”
Ivair Kautzmann
Gerente de TI da Via Marte
© 1988 - 2016 TCA Informática. Todos os direitos reservados.
Taquara - RS: Rua Ernesto Alves, 2797 - Jardim do Prado
+55 51 35419100 - Suporte: (51) 3541.9191 - Plantão: (51) 8422.5900
Seu IP: 18.206.48.142